A Carregar...
Imagem

Conselho Geral da AEMinho conta com a presença do Ministro da Educação, Tim Vieira e Pedro Santa Clara

Braga, 3 de Dezembro de 2024: A AEMinho realizou esta segunda-feira (2 de Dezembro) o Conselho Geral da AEMinho, no Fórum Braga. Este Conselho Geral foi dedicado ao tema "O Futuro da Educação”, e contámos com a ilustre presença do Sr. Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre. Tivemos ainda mais dois ilustres convidados, Pedro Santa Clara, responsável pelo Campus de Carcavelos da Nova SBE, Escola 42 e TUMO, e Tim Vieira, fundador da BGA – Brave Generation Academy. Foi uma combinação interessante e produtiva por termos unido no mesmo Conselho o titular da pasta da Educação do presente Governo, com duas pessoas que têm visões diferentes e mais progressistas daquilo que a Educação deve ser em Portugal.

O Conselho Geral da AEMinho existe precisamente para que possamos reunir personalidades que nos possam acrescentar com o seu conhecimento, e que possam contribuir para que continuemos a defender, motivar e estimular o crescimento económico da região, e que com isso tenhamos uma visão holística das empresas, dos factores que podem contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento económico e social, e por outro lado também fomentar, estimular e auxiliar as empresas naquele que deve ser o seu papel social e a sua intervenção na sociedade, para que possam, de facto, também cumprir essa dimensão da sua existência.

"Cada dia que não agimos estamos a estragar o futuro de alguém. (...) A educação do futuro vai ser flexível, vai ser personalizada e vai ser relevante. E tudo isso precisa de ter esta mistura de tecnologia e pessoas. Não vai ser só tecnologia. Até precisa de ter o que é o melhor do online e o melhor do offline. Todos os ministros da educação no mundo têm um grande desafio, porque normalmente a educação está à frente da sociedade, desta vez está atrás. A sociedade andou para a frente e a educação não está lá." Declarou Tim Vieira.

“Escolhi o tema da Educação para este primeiro Conselho Geral do meu mandato na AEMinho, por entender que de facto é através da Educação que nós podemos mudar e fazer evoluir a sociedade, a comunidade e as pessoas. A dimensão humana das empresas hoje é absolutamente incontornável, o papel da Educação e do conhecimento na geração de riqueza, e na capacidade que as empresas têm ou possam ter para crescer, para ganharem dimensão, para ganharem escala e poderem cada vez acrescentar valor na economia é decisivo. Pareceu-me extremamente pertinente trazer estas três visões diferentes e abordagens diferentes à educação, e com isto enriquecer o conhecimento e a experiência da AEMinho nesta matéria. Resta-me agradecer ao Sr. Ministro da Educação, Fernando Alexandre ter aceitado o meu convite e ter dado o seu contributo, aos dois convidados Tim Vieira e Pedro Santa Clara agradecer o arrojo, a forma disruptiva com que endereçam este tema. Com isto cumprimos o nosso propósito no primeiro Conselho Geral, que foi acrescentar valor e conhecimento à AEMinho para que ela possa desenvolver a sua actividade cada vez mais focado nos temas que importam e que podem fazer a diferença.” Referiu Ricardo Costa, Presidente do Conselho Geral da AEMinho.

“Se tivermos ambição e ousadia podemos aproveitar esta disrupção tecnológica que está a chegar e tornarmos o nosso um dos melhores sistemas educativos do mundo a todos os níveis, ao nível da educação Primária, Secundária e do Ensino Superior.” Declarou Pedro Santa Clara.

O Ministro Fernando Alexandre refere que “A educação tem um papel fundamental para a equidade e para a igualdade de oportunidades. 

A equidade, se não for apenas por uma questão de justiça social, que seja vista do prisma da eficiência. A igualdade de oportunidades é essencial para a eficiência e é uma forma de captar talento, de ir à procura do talento. É logo a primeira forma de captação de talento.” 

“Foi um debate muito rico, saímos com uma visão bastante esclarecida e com contributo decisivos para a formação das nossas posições e do nosso trabalho nesta área no futuro. Resta-me agradecer a todos os que estiveram presentes, ao Sr. Ministro a amabilidade em ter dispensado uma parte do seu tempo para se dirigir aos membros e aos conselheiros deste Conselho Geral da AEMinho.” Referiu o Presidente da AEMinho, Ramiro Brito.


03/12/2024