Diário do Minho: "AEMinho quer debate sobre descentralização"
A Associação Empresarial do Minho defendeu ontem que "o tema da descentralização não pode ser encerrado sem um debate alargado e aprofundado da sociedade civil, política e comunidade económica do nosso país".
Em nota enviada ao DM, a AEMinho sublinha que "é reconhecido por todos que o desenvolvimento económico equilibrado do nosso país justifica uma estrutura de governação que conheça o território, mais eficaz e eficiente na implementação de medidas, que mitigue as assimetrias regionais e dê respostas às reais necessidades de todo o território português, nas suas mais diversas dimensões. Sabemos que pode não existir apenas um caminho para alcançar este objetivo, mas é fundamental e premente discutir aprofundadamente o tema, bem como as vantagens e desvantagens dos possíveis modelos de descentralização".
"Entendemos por isso que as recentes intervenções, quer do recém-eleito presidente do PSD, quer Presidente da República, estão desalinhadas com a importância estratégica da descentralização dos serviços", afirma a AEMinho.
Assim, sublinha que a partir de setembro irá promover fóruns de debate com personalidades que possam acrescentar valor e conhecimento, experiência e visão a este tema".
07/07/2022