Jantar-Debate com Sérgio Sousa Pinto
A primeira edição das Business Talks, jantar-debate com Sérgio Sousa Pinto, deputado à Assembleia da República e Jorge Marrão, presidente do MEL e consultor de empresas e Helena Paínhas, CEO do Grupo Paínhas, e foi moderada pelo jornalista Camilo Lourenço.
A conversa, muito participada pelos gestores e empresários presentes, permitiu tirar conclusões interessantes sobre o atual momento da economia portuguesa. Aqui ficam algumas das principais conclusões:
· Portugal parece comungar da ideia de que a classe média é rica, a avaliar pela forma (e dimensão) com que a tributamos…
. Vivemos num país virtual, em que o empobrecimento é uma realidade escondida todos os dias
. O país padece de falta de liberdade para empreender, o que agrava o nosso empobrecimento. No entanto, este estigma parece ser aceite pela sociedade portuguesa
Jorge Marrão discorreu ainda, de forma pormenorizada, sobre o impacte da inflação nos ganhos das famílias e a forma como a subida de preços vai afetar as empresas.
Sérgio Sousa Pinto, por seu turno, realçou a necessidade de haver convergência política em temas que são fundamentais para garantir as reformas que fazem crescer a economia. Numa intervenção desassombrada, Sousa Pinto vincou que não foi isso que sucedeu nos últimos 6 anos em Portugal.
Helena Paínhas reforçou a necessidade de haver concertação entre empresários para o estabelecimento das correções de preços que reflitam o aumento dos custos de produção e falou também da necessidade de olhar seriamente para os mercados externos como forma de sustentabilidade das empresas.
O jantar foi encerrado pelo presidente da AE Minho, Ricardo Costa, que falou sobre o contributo da associação para facilitar a vida das empresas da região, prometendo manter a qualidade e riqueza de temas nas próximas edições.
18/05/2022