
Jornal O Minho: "AEminho reuniu pela primeira vez em Conselho Geral"
No passado dia 03 de março, reuniram pela primeira vez no Altice Fórum, em Braga, os membros do Conselho Geral da Associação Empresarial do Minho (AEMinho), um encontro liderado pelo presidente do Conselho Geral da associação, José Manuel Capa Pereira, foi hoje anunciado.
Em nota de imprensa, a associação empresarial refere que estiveram presentes "32 pessoas das mais importantes instituições da região, universidades, politécnicos, CIMs, empresários e personalidades de relevo que, pela primeira vez, se juntaram à mesma mesa para discussão de temas estruturais da nossa comunidade".
Na reunião foram apresentados objetivos do Conselho Geral, enquanto órgão consultivo da AEMinho, e foram auscultados os presentes no que diz respeito a temas estruturais a que a associação deverá estar atenta.
A associação salienta a "transversalidade do tema de atração, formação e requalificação de pessoas, bem como o da integração dos refugiados ucranianos na sociedade e a sua fixação na região".
"Neste último ponto, houve particular incidência no tema habitação, onde se pediu a intervenção das CIMs presentes para se empenharem em encontrar uma solução a ser tida em conta na próxima revisão do PDM", refere a nota.
No mesmo alinhamento, o presidente da direção da AEMinho apresentou o programa Work in Minho, que tem vindo a ser desenvolvido pela associação nos últimos meses, para colmatar a falta de pessoas recorrentemente pelos seus associados.
"AEMinho está empenhada em trazer pessoas de outras geografias para o Minho, em articulação com as instituições diplomáticas, com o poder central e local, integrando a oferta das empresas com as pessoas, meios e entidades locais, que serão vitais na fixação e aculturação ao nosso meio", pode ler-se.
De acordo com a mesma nota, o segundo vetor do programa Work in Minho "pretende criar as condições para uma maior aproximação entre a oferta de formação e as necessidades do mercado de trabalho, em estreita cooperação com as entidades de Ensino e Formação da região e com as empresas".
"A AEMinho acredita que assim será possível fomentar a qualificação e requalificação/reconversão de pessoas e currículos, servindo, desta forma, melhor a comunidade onde se insere", lê-se.
De acordo com o comunicado, foram oficialmente integrados no Conselho a CCDR-Norte, António Manuel de Almeida-Dias (CESPU), António Rui Sousa Dias Amorim (CITEVE), Carlos Rodrigues (IPVC), Domingos Bragança (CIM Ave), Emília Vieira (AEMinho), João Manuel Duque (Universidade Católica), João Redondo (Universidades Lusíada), Jorge Ortiga (Arquidiocese de Braga), José Fernando Gomes Mendes (Fundação Mestre Casais), José Teixeira (AEMinho), Lars Montelius (INL), Manoel Batista (CIM Alto Minho), Maria José Fernandes (IPCA), Ricardo Costa (AEMinho), Ricardo Jorge Silvério Magalhães Machado (CCG), Ricardo Rio (CIM Cávado), Rui Enes (APTIV) e Rui Vieira de Castro (UMinho).
10/03/2022
Notícias Recentes

Conselho Geral da AEMinho conta com a presença do Ministro da Educação, Tim Vieira e Pedro Santa Clara

Empresários debatem produtividade em Braga

AEMinho: Produtividade é um tema “incontornável e estrutural” para as empresas

Sustentabilidade. Desenvolvimento prometido a gerar falta de competitividade
